style="width: 100%;" data-filename="retriever">
O verão vem chegando e todo tipo de proteção é essencial. Abusar do protetor sempre é muito recomendado, e com razão. Afinal, ele pode evitar queimaduras na pele e até doenças. No entanto, há outra parte do corpo que padece com essa radiação e costuma ser negligenciada. São os olhos, que são tão sensíveis aos raios solares quanto a pele.
O sócio gerente da Redvis Óptica Pérola, Rodrigo Marques Denardin, explica a importância da proteção certa para os olhos.
- O sol tem sido um vilão aos olhos, já que provoca o envelhecimento precoce da lente natural que todos temos, o cristalino. Esse cristalino queima exatamente igual a pele quando exposta ao sol. Por isso usamos o filtro solar no corpo. No olho ocorre a mesma coisa e, se não nos protegermos, queimamos o cristalino do olho. Essa queimadura gera catarata, então só com cirurgia para restabelecer a visão. Ou seja, uma lente artificial é colocada no lugar da natural - diz Denardin.
Daí então a importância dos óculos de sol adquiridos em óticas especializadas e que têm produtos de origem certificada e com procedência, artigos que, desde sua invenção, se tornam cada vez mais populares no mundo. Utilizados tanto para fins estéticos como para providenciar melhor conforto visual, eles devem apresentar uma característica importante, porém muitas vezes negligenciada na hora da compra: a proteção contra os raios ultravioleta (UVA, UV e UVB). Tal proteção deve ser atestada e adequada para barrar, de fato, os efeitos nocivos do sol.
Outras lentes indicadas para a proteção contra os raios ultravioleta são aquelas de óculos de grau com tratamento fotossensível ou fotocromático. Elas têm um componente químico que, ao entrar em conta contato com a luz solar, se decompõe. Assim, essas lentes mudam de cor, escurecendo em ambientes com muita luz e clareando em situações de pouca luz.
No sentido de oportunizar a máxima proteção aos clientes, com certificação e garantia de produtos com qualidade, a Redvis oferece uma opção de combo de lentes. Ou seja, na compra de uma lente incolor de grau, é possível levar uma lente solar com toda a proteção sem custo. São muitas opções de lentes, que vão desde as Transitions, com filtro UVA, UVB e UV até as que têm filtro de luz azul e controle de luz.
PROBLEMAS DO EXCESSO DE SOL
Catarata: o cristalino, lente natural do olho, fica turvo com o tempo, a ponto de limitar ou bloquear a visão. Uma cirurgia corrige.
Pterígio: é o crescimento anormal da membrana que reveste a parte branca do olho. Se não tratar, compromete a vista.
Fotoceratite: é uma dolorosa queimadura solar na córnea. Pode levar à sensação de areia nos olhos e perda temporária da visão.